sexta-feira, 23 de março de 2012

♥AMOR DA MINHA VIDA♥

HOJE MEU AMOR COMPLETOU MAIS UM ANINHO DE VIDA , PARABENS VIDA♥♥♥

QUE JESUS TE ABENÇOE!!!

PASSEIO NO PARQUE!!! EM N. A MS

PASSEANDO     COM     MHA     PRINCESINHA     MANNU ,   NO    PARQUE♥♥♥

CÂNCER TEMOS QUE FALAR E SABER SEMPRE MAIS!!!




O que é Câncer?

O câncer é definido como um tumor maligno, mas não é uma doença única e sim um conjunto de mais de 200 patologias, caracterizado pelo crescimento descontrolado de células anormais (malignas) e como conseqüência ocorre a invasão de órgãos e tecidos adjacentes envolvidos, podendo se disseminar para outras regiões do corpo, dando origem à tumores em outros locais. Essa disseminação é chamada de metástase.

As células doentes podem ser muito agressivas, mas, a partir da década de 80 a maioria dos tumores malignos passou a ser tratado e os índices de cura são atualmente muito elevados. Por outro lado, um tumor benigno significa simplesmente uma massa localizada de células que se multiplicam vagarosamente e se assemelham ao seu tecido original
.

Os diferentes tipos de câncer correspondem aos vários tipos de células do corpo. Outras características que diferenciam os diversos tipos de câncer entre si são a velocidade de multiplicação das células e a capacidade de invadir tecidos e órgãos vizinhos ou distantes (metástases).
Quem pode desenvolver um câncer?

Qualquer pessoa pode vir a desenvolver algum tipo de câncer ao longo da vida. Há algumas pessoas com maior predisposição à doença, tais como:

Algumas doenças congênitas em criança como a síndrome de Down, Ataxia telangectásica, imunodeficiências congênitas.

Exposição a alguns fatores: cigarro, benzenos, pesticidas.

Relação familiar: como o câncer de mama em filhas de mulheres que desenvolveram a doença.
Como surge o câncer?

As células que constituem o corpo humano são formadas por três partes:

- Membrana celular: parte mais externa da célula

- Citoplasma: constitui o corpo da célula

- Núcleo: contém os cromossomos, que por sua vez, são compostos de genes. Os genes são arquivos que guardam e fornecem instruções para a organização das estruturas, formas e atividades das células no organismo. Toda a informação genética encontra-se inscrita nos genes, numa "memória química": o ácido desoxirribonucleico (DNA). É por meio do DNA que os cromossomos passam as informações para o funcionamento da célula.

Uma célula normal pode sofrer alterações no DNA, sendo esse evento denominado mutação genética. As células cujo material genético foi modificado, sofrem uma perda de sua função e multiplicam-se de maneira descontrolada, mais rapidamente do que as células normais do tecido à sua volta, invadindo-o. Geralmente, têm capacidade para formar novos vasos sanguíneos que as nutrirão e manterão as atividades de crescimento descontrolado. O acúmulo dessas células forma os tumores malignos. Invadem inicialmente os tecidos vizinhos, podendo chegar ao interior de um vaso sangüíneo ou linfático e, por meio desses, disseminar-se, chegando a órgãos distantes do local onde o tumor se iniciou, formando as metástases.

As células cancerosas são, geralmente, menos especializadas nas suas funções do que as suas correspondentes normais. Conforme as células cancerosas vão substituindo as normais, os tecidos invadidos vão perdendo suas funções.
Como é o Processo de Carcinogênese?

O processo de carcinogênese, ou seja, de formação de câncer, em geral se dá lentamente, podendo levar vários anos para que uma célula cancerosa prolifere e dê origem a um tumor visível. Esse processo passa por vários estágios antes de chegar ao tumor. São eles:
"Sintomas"

O câncer pode apresentar os sintomas mais variados. Muitos desses sintomas são comuns a doenças mais simples, portanto o aparecimento de um ou mais deles não indica necessariamente um diagnóstico de câncer.

No caso de sinais que se apresentem por tempo prolongado ou com certa freqüência procure orientação médica para que se possa ser feito um diagnóstico preciso.

- Palidez (anemia).
- Manchas vermelhas ou escuras, na pele ou nas mucosas, não ligadas a traumas.
- Febre diária de origem indeterminada.
- Perda de peso.
- Sudorese noturna.
- Dor óssea ou nas juntas persistente sem história de trauma local.
- Aumento persistente, progressivo e indolor de linfonodos (ínguas).
- Massa abdominal ou em tecidos moles.
- Dor de cabeça com dificuldade para andar e vômitos não associados à alimentação.
- Mancha brilhante dentro do olho (tipo "olho de gato").

 Onde se tratar pelo SUS
Pacientes com câncer recebem assistência médico-hospitalar especializada e gratuita nos Centros de Alta Complexidade em Oncologia (CACON) ou através dos Serviços Isolados de Quimioterapia ou Radioterapia cadastrados pelo SUS.

Compete às Secretarias Municipais e Estaduais de Saúde a organização do Sistema de saúde e o encaminhamento adequado de doentes com forte suspeita de câncer ou com diagnóstico confirmado de câncer para os CACONs ou Serviços Isolados de Quimioterapia ou Radioterapia do SUS. As Secretarias de Saúde também orientam os fluxos de doentes entre municípios e estados, sempre que houver a necessidade de atendimento ao paciente fora do seu município ou estado de origem.


Tipos de Atendimento

CACON I - Centro de Alta Complexidade em Oncologia I (com ou sem Radioterapia)


Hospitais gerais em que se procede o diagnóstico e tratamento dos tipos de câncer mais freqüentes no Brasil (de pele, mama, colo uterino, pulmão, estômago, intestino e próstata, além dos tumores linfohematopoéticos e da infância e adolescência). Caracterizam-se por disporem de todos os recursos humanos e equipamentos instalados dentro de uma mesma estrutura organizacional e por prestarem atendimento ao paciente sempre numa perspectiva profissional integrada, do diagnóstico aos cuidados paliativos.
CACON II - Centro de Alta Complexidade em Oncologia II

  ENTRE  E SAIBA MAIS!!! www.abrale.org.br/doencas/cancer/index.php?area=cancer